quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

É a terra que querias ver dividida...

Capa preta, letras grandes, brancas e lilás. Bonito de se ver, emocionante ao ler. O livro que escolhi é sobre a história do retirante Severino, como tantos outros de pia, 'Morte e vida Severina' do João Cabral de Melo Neto.

Foi o primeiro livro que me prendeu e surpreendeu. A rima corrida, a melodia que envolvia meus olhos e tão logo viraria canção em minha mente, tudo incrivelmente coerente. Ainda mais para mim, uma descrente da existência de bons livros entre os indicados pelos professores para teste.

Do livro veio uma das lições mais importantes que se deve aprender: 'pra tudo há jeito, menos pra morte'. Porque ela sempre vem, seja a Severina ou não. E não importa quanto bruta, seca e triste possa ser essa vida não há motivo para desistir de um sonho, mas viver é melhor que sonhar.

Esse é o meu livro, minha escolha, entre tantos outros lidos e que poderiam ser selecionados. Até porque acredito que todo livro é útil, mesmo que seja só pra servir de enfeite em estantes intocáveis.

8 comentários:

Anônimo disse...

Viver é, com certeza, melhor que sonhar = A MESMA FÁBRICA QUE TEIMOSAMENTE SE FABRICA

Anônimo disse...

"mas o que compro a retalho, é de qualquer forma, vida".

Li ano passado, e poucos livros me deixam tão apegada como fiquei com o Vida e Morte, ou melhor, Morte e Vida Severina.
:*

Anônimo disse...

êêê João Cabral! é impressionante Morte e Vida - maravilhoso!

Anônimo disse...

ainda não li esse, mas depois de uma recomendação tão poética quero mergulhar nas palavras e poesia de João Cabral..

Anônimo disse...

João Cabral é demais!
XD

Anônimo disse...

Bela indicação.

A expressão "vida severina" é genial, né mesmo?

Um beijo no coração...

Anônimo disse...

Poe incrivel que pareça, acredite, não sou fã de grandes leituras...

Sou ansioso demais...

E olha que já tentei me tratar..r.s

Bjs,


Texto de hoje: cErTeZa...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

Já tinha vontade de ler... ainda mais depois de ouvir chico cantando.
Gostei do ponto de vista, é legal perceber a visão de sonho e vida das pessoas.
Mas então...até quando um livro na estante é realmente útil?
Mais do mesmo nem sempre é bem vindo.

Demais!